Qual a relação entre renda fixa e queda de juros? Entenda e não passe vergonha no estágio

Qual a relação entre renda fixa e queda de juros? Entenda e não passe vergonha no estágio

Na prática, renda fixa é um tipo de investimento em que as condições de rentabilidade são determinadas já no momento da aplicação, diferente do que ocorre com a renda variável. O investidor empresta dinheiro para alguém, que pode ser um banco, empresa ou governo. Eles utilizam esse recurso para intermediações financeiras ou para financiar atividades e, em troca, devolvem o dinheiro acrescido de uma remuneração. Cada título de renda fixa comprado é basicamente emprestar dinheiro ao emissor do título e os juros cobrados são a remuneração recebida por emprestar o dinheiro.

O título de renda fixa pode ser pré-fixado, que são aqueles cuja remuneração é determinada no momento da aplicação, ou seja, você já saberá quando vai receber ao final de um ano, por exemplo.

Já o título de renda fixa pós fixado só é possível saber o valor recebido ao final da aplicação, isso porque o rendimento é determinado de acordo com a variação da inflação e taxa de juros. Por isso, se há expectativa para o aumento dessas taxas, o retorno para o investidor tende a ser maior.

Mas, por que você que está querendo entrar no mercado financeiro precisa entender sobre renda fixa?

Porque, simplesmente, tudo que tange a economia envolve renda fixa, e praticamente todas as profissões do mercado financeiro estão diretamente envolvidas com esse tipo de investimento e com o lucro das empresas.

O sócio-fundador da Progredir Investimentos destaca o novo comportamento do mercado:

“A queda dos juros faz com que várias empresas renegociem as dívidas. O perfil das dívidas das empresas tem se tornado mais saudável. Basicamente as empresas antecipam as dívidas antigas que tem um custo mais alto, por dívidas novas mais baratas.”

Depois dessa prévia sobre renda fixa, deu para perceber o assunto é importante, né? Por isso, a gente preparou um e-book completo para você saber tudo sobre esse tipo de investimento, é só clicar aqui no link e baixar!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *