Mercado de Capitais: o mínimo que você precisa saber para uma entrevista

Mercado de Capitais: o mínimo que você precisa saber para uma entrevista

Bom, para começar, o mercado de capitais é um dos quatro grandes mercados do mercado financeiro. Os outros três são: mercado de crédito, mercado cambial e mercado monetário.

Mas vamos focar no mercado de capitais!

A principal função desse mercado é aproximar e facilitar a transação de recursos entre os agentes superavitários e os deficitários de uma economia. Além disso, engloba a distribuição de valores mobiliários em geral, supre as necessidades de investimento dos agentes econômicos e financiamentos de médio e longo prazo para capital de giro e capital fixo.

Um exemplo fácil para entender o mercado de capitais é imaginar uma empresa de energia que precisa expandir suas atividades. Para isso, necessita construir uma nova usina termoelétrica. Uma das formas é recorrer ao mercado de capitais para viabilizar o projeto, e uma alternativa é abrir o capital emitindo títulos de dívida ou ações.

Vamos explicar tudo sobre isso aqui:

O mercado de capitais é subdividido entre instrumentos de dívida e de equity:

Debt Capital Market (DCM) ou mercado de capitais de dívida que opera por meio dos instrumentos financeiros que pagam juros, entre eles:

Título de dívida – Emissão de obrigações financeiras por instituições de crédito, empresas ou organizações supranacionais.

Debênture – títulos de dívida emitidos diretamente pela empresa para o mercado de capitais.

Securitização – Os créditos e exigibilidades (inclui passivo) sob diferentes formas (ex: rendas, locações) são agrupados, convertendo-os em títulos padronizados negociáveis no mercado de capitais interno e externo.

Já o Equity Capital Market (ECM) tem como função viabilizar a captação de recursos pelas empresas através da alteração da estrutura societária existente (P.L.), intermedia transações entre empresas que querem levantar recursos para financiar (funding) suas atividades e as instituições financeiras que vão ser responsáveis por captar o investimento necessário no mercado.

Fizemos um resumão com os pontos mais importantes que você precisa saber sobre o mercado de capitais, mas esse assunto ainda gera muito conteúdo! Clique aqui que a gente preparou tudo que você precisa para se destacar em um processo seletivo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *